domingo, 6 de abril de 2008

OS DONOS DOS OVOS

De um militar amigo recebi e publico a seguinte matéria:




O saudoso e exemplar Virgilio Távora, duas vezes senador e duas vezes governador do Ceará, era candidato a governador em 78, foi à cidade de Senador Pompeu para um comício. Não havia um hotel razoável onde hospedar-se. Ficou na casa do médico Adonias Mano de Carvalho.
Depois do comício, o jantar. Depois do jantar, a sobremesa. O doutor Adonias chamou a cozinheira:
- O que é temos para a sobremesa do senador Virgilio?
- Doutor, temos doce de banana e banana pessoalmente.
HELIO DUQUE
Lula, com seu irresponsável talento de marqueteiro de si mesmo, como um Duda de palanque, está enganando o pais, fingindo que acabou com a Divida, como se um doce fosse, mas é um crime “pessoalmente”.
O brilhante baiano, professor e doutor em Economia, Helio Duque, três vezes deputado federal pelo MDB e PMDB do Paraná, fez um estudo profundo, irrespondível e arrasador sobre a Divida dos pais, que chamou de “O Ovo da Serpente”, relembrando o clássico filme de Ingmar Bergman:
- Na Índia, a "naja" é uma serpente venenosissima e de picada mortal, não obstante ser a preferida dos mágicos encantadores de serpente. A economia brasileira está chocando um ovo de serpente, a Divida Interna. É fundamental destruí-lo, antes que seja tarde”. Os números são mortais.
LULA
1. - O Brasil está com uma Divida Interna de 790 bilhões de dólares, alcançada em dezembro do ano passado, o que significa 1 trilhão e 334 bilhões de reais. Só em 2007, o Banco Central comprou 78 bilhões e 600 milhões de dólares incorporados às reservas, que atingiram 190 bilhões de dólares, diante de uma Divida Externa de 183 bilhões de dólares.
2. – Segundo Lula, marqueteiro de plantão, a Divida Externa foi liquidada. Isso é uma mentira, uma enganação, pela razão primeira de não ser possível, pois a Divida Externa abrange setores públicos e privados. Do total da Divida, 70 bilhões de dólares são de origem publica, mas 103 bilhões de dólares de inteira responsabilidade de empresas privadas. É elementar que o governo não pode interferir no pagamento dessas dividas.
BANCO CENTRAL
3. - A partir de 2004, o Banco Central fez a opção de fortalecer as reservas cambiais internacionais e a Divida Interna recebeu impacto criminoso. Dados oficiais de 2004 a 2007, com valores corrigidos pela Selic, mostram que a aquisição de dólares custou 358 bilhões e 670 milhões de reais, incorporados à Divida Interna, pela emissão de títulos públicos.
4. - Isso significa que o “fim do endividamento externo” teve a contrapartida de brutal aumento do endividamento interno. O ex-presidente do Banco Central, Afonso Celso Pastore, que não é nenhum bolivariano, considera um erro a troca da Divida Externa por Divida Interna, infinitamente mais cara. A rolagem desses títulos tem elevado custo, resultado da nossa taxa básica real de juros, a mais alta do planeta.
OS JUROS
5. - Enquanto o Brasil pagava, em 2007, pela Divida Externa, juros de um Maximo de 5 a 6%, os juros da Divida Interna atingiram 12,8%. Hoje, estão em 11,25%. A Divida Externa é atrelada a juros bem mais baratos, diante dos juros da Divida Interna. O governo trocou a Divida Externa em dólares pela Divida Interna na base da Selic. Os donos dos títulos, os donos dos ovos, nacionais ou internacionais, são os mesmos.
6. - Por isso, os custos das nossas reservas cambiais são elevadíssimos. O Banco Central teve em 2007 prejuízo de 47 bilhões e 513 milhões de reais, por causa da política de acumular reservas, prejuízo assumido pelo Tesouro Nacional, através da emissão de títulos públicos.
O PREJUIZO
7. - Vejamos didaticamente : em 2007, o Brasil comprou 78 bilhões e 500 milhões de dólares pagando 155 bilhões de reais, com a emissão de títulos públicos, incorporados à Divida Interna.Para cada 1 dólar, o governo pagou, na media, 1 real e 95 centavos. No fim de 2007, o dólar estava valendo 1 real e 75 centavos. A diferença cambial é a causa do prejuízo.
8. - Sempre que a cotação da moeda norte americana cai, as perdas das reservas nacionais se ampliam. A economista Claudia Safatle fez uma comparação interessante sobre o prejuízo reconhecido pelo BC :
- “O que foi gasto no ano passado para carregar as reservas equivale a mais de 5 orçamentos anuais do Bolsa Família. Uma forma de reduzir essa despesa seria reduzir os juros. Uma Selic mais baixa teria efeitos positivos, tanto na valorização do cambio quanto no diferencial dos juros”.
O PREÇO
9. - O governo federal, em 2008, alem dos recursos do Orçamento, terá uma necessidade de financiamento de 350 bilhões de reais, obrigando o Tesouro Nacional à emissão de novos títulos. Os títulos que vencerão no período serão de 400 bilhões de reais, sendo 103 bilhões de juros.
10. - Este é o preço do ovo da serpente : a Divida Interna já chegou a 790 bilhões de dólares. O inacreditável é que, no Congresso, Câmara, Senado, na grande imprensa, ninguém toma conhecimento, ninguém se assusta, ninguém discute. Têm medo de desagradar aos donos dos ovos.
Só Helio Fernandes, como um Dom Quixote, há décadas vem clamando contra o crime de o país endividar-se cada vez mais, governo a governo, ano a ano, escorrendo em juros o sangue sugado da Nação.
www.sebastiaoinery.com.br

COMENTÁRIO: É oportuno este Artigo, pois a Dívida Externa, tema que era motivo de críticas constantes na mídia, durante os governos passados,com a decisão tomada pelo atual Governo e bem analisada pelo articulista, sumiu do noticiário,deixando para os menos atentos a impressão de haver sido paga. Se houve apenas uma transformação da Dívida, de Externa para Interna,com prejuízo para o país, em compensação acabou com a humilhação da interferência constante do FMI, impondo ao Governo a lição de casa a ser cumprida, numa inaceitável interferência que, na minha opinião, feria a soberania e a dignidade do Brasil. Cel Márcio