terça-feira, 22 de abril de 2008

A INSENSATEZ DA FUNAI

A Insensatez da FUNAI


Gen Geraldo Luiz Nery da Silva*



A Fundação Nacional do Índio (FUNAI), criada no Governo Costa e Silva, tinha a grandiosa finalidade de cuidar dos nossos silvícolas, mormente na área da saúde, buscar integrá-los aos demais brasileiros, preservando a sua cultura, exatamente como o fizera o ínclito Marechal Rondon, o “Bandeirante do século XX”, e grande mestre dos mais respeitados indigenistas, como os irmãos Villas Bôas que, com ele, muito aprenderam.
A medida em que o tempo foi passando, essa Fundação perdeu o rumo, e os seus desserviços ao Brasil cresceram visivelmente por inações, ações pouco inteligentes e por opiniões absurdas, como essa do seu despreparado presidente, no O Globo, de 12 de abril de 2008, contestando as sensatas declarações do Comandante Militar da Amazônia, General Augusto Heleno, contra a demarcação da reserva Raposa/Serra do Sol em terras contínuas, no nordeste de Roraima, na fronteira com a Guiana e com a Venezuela, em imensa área de 1,70 milhão de hectares, onde há apenas 15 mil indígenas, sendo que 1/3 deles não a querem.
Pela decisão caricata de 2005 do desgoverno Lula da Silva, dando seqüência a demarcação da área pelo entreguista Fernando Henrique Cardoso – aquele do Petrobrax em vez de Petrobras que, felizmente, não progrediu – os arrozeiros, que estão na região desde 1968, com a criação, em Roraima, do Campus Avançado de Boa Vista, do Projeto Rondon, pela Universidade de Santa Maria, teriam que deixar a área.
Com isso, concorda a FUNAI e o seu néscio presidente que ousa dizer que o General Augusto Heleno e as nossas Forças Armadas estão equivocadas quando dizem que a demarcação da Reserva em terras contínuas e determinados direitos concedidos aos silvícolas põem em risco a segurança nacional e a integridade do território.
Ao lado das Forças Armadas e do Brasil, e contra a nefasta Funai, que se apóia no CIMI (Conselho Indigenista Missionário) e no Conselho Indígena de Roraima (CIR) cujos interesses não são os nossos e, sim, de forças alienígenas, estão os rizicultores que produzem para toda a Amazônia (interesse público), os políticos da área (em nível federal, estadual e municipal) e boa parte dos índios que exigem a demarcação em ilhas, para manter a atividade econômica em trechos da famigerada Reserva.
Contrapondo-se ao Gen Heleno, o abjeto presidente da FUNAI tem o desplante de declarar: “a reserva exclusiva para usufruto dos índios é que dará segurança e integridade ao território brasileiro.” Essa assertiva mostra toda a insanidade desse cidadão que está à frente de um órgão a ser extinto o quanto antes, porque não cumpre, nem de longe, a missão que lhe cabe.
Quando estive, em 1992/1993, no Comando da Brigada das Missões, sediada em Tefé, pude constatar, em Tabatinga, onde está um dos seus Batalhões (CFSol/ 8o BIS), a total inoperância do posto da Funai naquela cidade. Nada, absolutamente nada, fazia pelos índios Ticunas e pelo seu cacique, Capitão Waldir, que tinham no Exército o seu grande aliado. Essa Fundação, hoje, fechando as portas, fazia um bem incomensurável ao Brasil, que queremos forte, em todas as expressões do Poder Nacional (política, econômica, psicossocial, militar e científico-tecnológica).
Exigimos que a FUNAI, o CIMI, o CIR e o Ministro Tarso Genro cessem as suas investidas contra a integração nacional. Deixem o Brasil desfrutar da paz que merece! Comunhão das nossas etnias no lugar de segregação!
Concluo as minhas observações, vindas de quem conhece bem a Amazônia, inclusive o Estado de Roraima, repetindo a indagação feita pelo Jornal do Brasil, em 12 de abril de 2008 aos seus leitores: O STF agiu bem ao suspender a ação da PF em Roraima?

Sim
O que a PF tem de fazer lá? Destruir terras em plena produção de alimentos? Deveriam é meter na cadeia quem tomou essa decisão. Lugar de produzir alimentos tem é que ser protegido e não destruído.
Marcos Almeida, Rio

Sim
A região virou um caldeirão. Há muitos interesses em jogo, inclusive estrangeiros. O melhor era mesmo suspender a ação da Polícia Federal.
Douglas Coimbra, Brasília

Sim
Claro, porque iria causar um enorme conflito. Como bem explicou o comandante militar Augusto Heleno, na Amazônia, o Brasil é um todo, um conjunto de brasileiros.
Antonio Matias, Itajaí (SC)


Não
O Governo brasileiro deve chamar as Forças Armadas para cuidar desse problema. Trata-se de uma questão de segurança nacional.
Alder Oliveira e Silva, Rio

Resultado
Sim 82%
Não 18%
Amostragem de opiniões recebidas

Não aos apátridas, como a Funai, o CIMI e o CIR, postuladores de Reservas Indígenas imensas e contínuas na fronteira do nosso País, o que corresponde a um perigo iminente à Segurança Nacional e à manutenção dos Objetivos Nacionais Permanentes (ONP).
Sim aos que lutam pelo bem comum dos brasileiros na busca da sua forte integração, sejam eles índios, brancos ou negros.



* Coordenador de Projetos de História Oral do Exército e Membro do Centro Brasileiro de Estudos Estratégicos (CEBRES)


COMENTÁRIO: O Exército, não apenas pelos seus Generais, mas por todas as suas demais patentes e graduações, vivifica a Amazônia, faz décadas. Por adotar o critério do rodízio, com permanência obrigatória de pelo menos um ano no local para onde foi designado,resulta no fato de a região amazônica ser bem conhecida no âmbito militar.
Servi na área em 1961, quando, evidentemente,os problemas eram outros,mas a região e os problemas ambientais e geográficos eram os mesmos, pois imensas eram as distâncias entre as sedes das diferentes frações militares de fronteiras, isoladas face ao vazio demográfico existente. Fazíamos longos exercícios de sobrevivência na selva e o médico e o dentista reforçavam o pessoal da FAB,prestando assistência de saúde aos moradores da área e nas aldeias. Além disso as Forças Armadas estudam a Amazônia, conhecem os óbices existentes e atualizam Estudos de Situação e os Planejamentos Estratégicos, preocupados em assegurar a Soberania e a Segurança Nacional do Brasil. Fosse o Presidente realmente patriota, e preocupado com os legítimos interesses nacionais, modificava os limites da Reserva Raposa Serra do Sol, evitando criar problemas futuros, caso mantenha as dimensões atuais em Terra
Contínua.
Cel Márcio