domingo, 18 de maio de 2008

PRODUÇÃO EM SÉRIE DE ÍNDIOS E MÁRTIRES


OBSERVAÇÃO:Retransmissão de Artigo recebido

Produção em série de índios e mártires

Por: Adriana Vandoni

A ONG CIMI - Conselho Indigenista Missionário, vinculada à CNBB, adquiriu o monopólio dos índios do Brasil. Só ela tem direito a representar os interesses dos índios e interferir na formulação de políticas públicas, com endosso da Funai. Como o negócio deu certo, ela abriu franquias, uma delas é o CIR - Conselho Indígena de Roraima, para as questões da reserva Raposa do Sol. Segundo denúncias, nas quais acredito, são os missionários do CIR que insuflam os conflitos entre índios e brancos na região.
No dia 5 último, um grupo de cerca de 100 índios invadiu uma fazenda e estava construindo quatro malocas quando foi retirado da área à bala. A fazenda pertence a um dos rizicultores mais resistentes à forma de demarcação da reserva. Isto quer dizer que um confronto era esperado. Vou além, e digo que o confronto foi programado. Júlio Macuxi, coordenador do CIR, disse que a "ocupação" foi devido a "necessidade de ampliar a comunidade Renascer, que fica próxima da cerca da propriedade".
Vale ressaltar que os rizicultores ocupam 2% do total de 1,7 milhão de ha da Raposa do Sol, mas o coordenador do CIR, afirma que os índios estão "sufocados" nos 98% restantes.
É assim que agem essas ONG's, fabricando índios e conflitos. Para ilustrar vou contar um caso ocorrido em MT. Na divisa do estado com a Bolívia, a Funai e o CIMI giraram transformar em índios um povo descendente de bolivianos, mas como estes não queriam, os 'missionários', inconformados, tentavam convencer a população. Veja agora o relato de uma conversa que me foi contado entre um 'missionário' e um morador que não queria ser índio:
- Seu Fulano, mas aquela casa da fazenda é bonita, né?
- Ô, muito bonita.
- O senhor queria uma casa daquela?
- Se não?!? Claro que queria.
- Então, seu Fulano, se o senhor assinar o documento dizendo que é índio, aquela casa vai ser sua.
No caso de Roraima, a coisa só está no começo. O coordenador do CIR foi bem claro: "[o confronto] só fortalece os indígenas da Raposa Serra do Sol e de todas as comunidades de Roraima". Ou seja, teremos pela frente mais enfrentamentos com o risco de mortes para a produção de mártires. Seguindo a estratégia do MST, o valor midiático da morte é diferenciado. Um índio vale X, uma índia XX. Agora se a índia for mãe seu valor dobra. Uma criança, que costumam colocar à frente quando há confronto, tem valor imensurável.
Esses fatos revelam que a questão não é apenas de definição de direitos, caso que caberia a Justiça e ponto final. Por trás dos conflitos existem interesses distintos à posse da terra ou ao bem estar deste ou daquele lado. Enquanto seres semi-santificados influenciarem em questões de Estado, nossa Justiça seguirá a reboque dos acontecimentos.
Se profetas e messias levassem o mundo a ser melhor, a palestina, terra dos profetas e dos messias, não seria o que é hoje.

(*) Adriana Vandoni é economista, especialista em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas/RJ. Professora universitária e articulista do Jornal Circuito Mato Grosso. Site: www.adrianavandoni.com.br

COMENTÁRIO: Com o advento da Teologia de Libertação duas correntes de pensamentos e de atuações se manifestaram no âmbito da Igreja Católica no Brasil. A Corrente considerada Tradicionalista voltada para o espiritual e a Corrente Progressista voltada mais para o temporal. No âmbito da CNBB, sendo mais atuantes, os progressistas ditaram o rumo de atuação da Entidade,passando a ser notória a sua participação nas expressões política e psicosocial,onde, através de esquerdistas,socialistas e comunistas, apoiavam e pretendiam justificar as ações subversivas das Organições terroristas que a serviço do Movimento Comunista Internacional, tentando comunizar o país combatiam o Governo militar.
Surgiram as Comunidades Eclesiais de Base (CEB ), A Comissão Pastoral da Terra(CPT) e o Conselho Indigenista Missionário que fiéis à diretriz " de opção preferencial pelos pobres", passaram a fazer franco antagonismo aos Governos Militares.
Hoje, decorridss décadas de atuação na Amazônia, operando como ONG,fomentam a agitação na Reserva Serra do Sol, induzindo os índios a expulsarem os brancos da área da Reserva. Acredito, como consta do Artigo, ser o CIR uma franquia da CIMI, por haver total coerência dos fatos nele registrados com a subversiva atuação do CIMI e da CNBB nos anos revolucionários.
CelMárcio