domingo, 23 de março de 2008

É IMPRESCINDÍVEL MUDAR DE ATITUDE !

Ontem: firmeza; hoje: timidez; amanhã: ?
É responsabilidade do Presidente da República prover a Segurança Interna do país, assim como é missão constitucional das Forças Armadas (FA) defenderem a Pátria.
Desde o início do governo Sarney, mas, com ênfase paranóica a partir do corrupto governo FHC, prosseguindo a prática com igual furor no atual e também corrupto governo petista, por absoluta falta de patriotismo e de responsabilidade para com o Brasil, as ações revanchistas, anteriormente esparsas, passaram a ser coordenadas, após o fórum de São Paulo, com o objetivo de desestruturar e desarticular as FA, indiferentes ao fato de, em assim agindo, também desestruturarem e desarticularem a Defesa Nacional.
Seguindo uma estratégia, suprimiram os Ministérios militares, com o objetivo de isolarem os militares, privando-os de despachar com o Presidente da República, obstruindo-lhes o canal de reivindicação direta. Utilizando a tática do torniquete econômico, com cortes substanciais nos recursos orçamentários, provocaram o sucateamento de fábricas, arsenais e parques de armamentos, reduzindo a capacidade operacional das Forças, pela inanição da cadeia de suprimentos bélicos.
Completando a urdida trama, adotaram uma política salarial injusta destinada a levar à isquemia os lares militares, certos de abalarem os valores e as convicções dos seus integrantes. Faz treze anos de oprimida angústia, pois os salários comprimidos geram a cada ano maiores privações, afetando a vida familiar e a educação dos filhos, sem reflexos na atividade funcional, em razão de serem os militares, por formação, treinados a encarar vicissitudes como obstáculos a superar, mantendo incólume a dedicação ao dever, ao Brasil e á profissão, certos de que indispensável é a preservação da disciplina, da união e do patriotismo como apanágio das virtudes militares.
Tratam as Forças Armadas como Instituições de segunda categoria, se comparados os salários dos militares aos dos integrantes da Polícia Federal e da Polícia Militar de Brasília. Sendo a mesma a fonte pagadora e a origem dos recursos, qual o motivo da discriminação?
É atribuição do governo, conforme o prescrito nas Diretrizes da Política de Defesa Nacional :
m) aprimorar a organização, o aparelhamento, o adestramento e a articulação das Forças Armadas, assegurando-lhes as condições, os meios orgânicos, e os recursos humanos capacitados para o cumprimento da sua destinação constitucional.
n)
o)
p) garantir recursos suficientes e contínuos que proporcionem condições eficazes de preparo da Forças Armadas e demais órgãos envolvidos na Defesa Nacional
O governo, ainda que alertado para o crime que vem praticando contra a Defesa Nacional e contra as Força Armadas, utilizando a mesma tática usada, quando encobria os pilantras envolvidos no escândalo do mensalão, se faz de cego, surdo e mudo para prosseguir com a estratégia de desmonte das Forças Armadas.
Como os entendimentos que vinham sendo mantidos no sentido de minorar os problemas, não passaram de promessas e mentiras, arte em que é mestre o Ministro da Defesa, réu confesso de haver fraudado a Constituição, é hora de os Comandantes das três Forças quebrarem o prudente silêncio, demonstrando não serem cúmplices na desarticulação das Instituições que comandam.
É preciso tomar uma atitude que defina posição. Por que não difundir um Manifesto à Nação, vigoroso e enfático, mostrando a realidade da situação a que foram relegadas as Forças Amadas e as conseqüências decorrentes, chegando ao absurdo de estarem impedidas de cumprirem determinadas missões, incompatíveis com a disponibilidade dos meios logísticos e operacionais existentes?.
Denunciem o projeto em tramitação no Congresso, objetivando levar a política para os Quartéis, ao permitirem a filiação de militares em Partidos políticos. Denunciem que a adoção de hábeas corpus para punição disciplinar significará um atentado contra a disciplina e a hierarquia, pilares de sustentação das Instituições militares.
No Manifesto deve ficar claro não caber às Forças Armadas apurar as denúncias de corrupção que escandalizam a Nação, pois há órgãos e Poderes investidos dessa atribuição. Têm os militares a exata noção de que não são mentores, nem censores da Nação, mas também sabem ter o dever de repelir com altivez o ultraje de serem tratados como parias ou mendigos.
As Forças Armadas são subordinadas ao Presidente da República e ao Poder civil, porém, como Instituições Nacionais permanentes não têm de implorar, nem de aceitar humilhações para continuar existindo.
Feitas as denúncias, ante a gravidade do teor do Manifesto, acredito que competirá ao Conselho da República pronunciar-se, levando em consideração tratar-se de” questão relevante para a estabilidade de três Instituições democráticas, conforme prescreve o item II do Artigo 90 da Constituição de 1988.
Comandar é exercer liderança! Desconheço exemplo de líder mudo! A dignidade e a ética militar exigem que as Forças Armadas não mais aceitem a continuidade da situação atual. Então é preciso planejar e definir o próximo passo após o Manifesto, caso o governo insista em mostrar-se irredutível. Sem idéia de golpe, pois é imperioso respeitar a vontade expressa nas urnas, há espaço para outras ações firmes.
É inadmissível que um país, com as dimensões e potencialidades do Brasil, mostre-se indefeso face à fraqueza das suas Forças Armadas, as quais, sem poder de dissuasão, estão incapazes de desestimular cobiças, aventuras e violações territoriais.
Ainda que o preço do Manifesto custe a perda dos Comandos, sairão como líderes, admirados pelos subordinados e demonstrando aos brasileiros que, contrastando com a banda podre da estrutura governamental, a união, a lealdade, a seriedade, o dever, a honra e a dignidade são valores da ética militar
Considero impróprio o movimento de esposas em protestos reivindicatórios. Ajudam já em muito, fazendo o milagre de administrar os parcos salários com as despesas nos lares. Considero preferível nada fazer, a agir acobertado em saias.
A História não se apercebe dos tímidos, nem dos acomodados. Ela é o túmulo daqueles que no seu tempo foram personagens das estórias.

Márcio Matos Viana Pereira
OBS: O autor é Cel Ref do EB

DESABAFO! TRANSMITAM ISSO AOS QUARTÉIS

Desabafo!

Hoje eu acompanhei minha esposa, numa feira de supermercado, e constatei algo preocupante e desalentador: esposas de militares, contando migalhas, para suprirem suas necessidades e os esposos cabisbaixos, envergonhados, cada qual refém de uma lorota sobre aumento de salário, plantada nos veículos de comunicações.
Meses e meses de angústia, mentira sobre mentira, informação e contra-informação contadas por qualquer idiota e a alienação total dos três Comandantes das FFAA, formaram esse ambiente desolador nos membros da família militar... Infelizmente, amigos, na feira de hoje, desânimo e pobreza foi o retrato da minha classe.
Qual seria o motivo para esses Comandantes insensatos isentarem-se das suas responsabilidades mais elementares, como as de manterem a tropa bem informada, não sonegarem informações e não permitirem esse crescente massacre psicológico, agravado pelo vai e vem de notícias conflitantes e irresponsáveis?...
O que nos deixa ainda mais perplexos é que a solução, para minimizar esse sofrimento, é elementar: um simples pronunciamento ou um pequeno informativo. Todavia, para quem nada entende sobre relacionamento humano e desconhece que seus subordinados têm sentimentos e sofrem, calar-se é uma virtude.
Os chefes dignos reagem contra as injustiças e exigem respeito; revoltam-se contra os absurdos e tomam atitudes. Só os covardes se omitem, como parece ser o caso daqueles que nos representam.
O que fazem com os membros das FFAA é tortura, revanchismo covarde, sem que a maioria saiba o porquê. (Talvez nossos chefes nada saibam, mesmo; talvez, bonificações superiores a R$ 10.500,00 por mês, deixem alguém cego, mudo e surdo.).
Se eu tivesse a imensa responsabilidade e o poder que eles têm, chegaria ao Ministro e daria um basta a essa angústia (É simples, já que não existe alternativa.) exigindo esclarecimentos sobre o percentual do reajuste, a data em que vai ser concedido e o fim do arquitetado massacre que estão nos impondo.
Se esses Srs. não sabem o mal que essa incerteza traz, o prejuízo que a não concessão do aumento em setembro nos deu e se não foram consultados sobre os índices a serem concedidos, que peçam demissão imediatamente, por que não se prestam para o comando.
E, para finalizar, diretamente aos Senhores Comandantes: o que já perdemos nesses dois anos sem reajuste, a inflação que reaparece, para ficar, nossa passividade e tolerância, garantem-lhes crédito e autoridade moral para recusarem propostas insatisfatórias. Não nos decepcionem ainda mais.


Este governo só funciona a base de ameaças

Retransmissão de e-mail recebido de um Cel amigo, cujo nome preservarei.

COMENTÁRIO :Faz muito que o Governo do Presidente apedeuta,representado pelos Ministros da Defesa e do Planejamento,ilude os militares com sucessivas promessas mentirosas de reajuste salarial. Esse fato, aliado ao desprestígio, e à falta de recursos orçamentários responsáveis pelo sucateamento geral nas três Forças, debilitando-as operacionalmente, motivou preocupação e descontentamento entre os militares,resultando em pronunciamentos de muitos Oficiais da Reserva, com críticas fortes ao Governo,já que os companheiros da Ativa são impedidos regulamentarmente de assim agir. Entre os críticos me incluo. Os companheiros militares que não tiveram a oportunidade de ler na Imprensa o meu Artigo intitulado " É imprescindível mudar de atitude", ainda o poderão fazer, pois o mesmo está publicado na postagem intitulada: MEUS ARTIGOS