domingo, 15 de fevereiro de 2009

TRANSCRIÇÃO DE ENTREVISTA

REVISTA VEJA - Páginas Amarelas

ENTREVISTADO: SENADOR JARBAS VASCONCELOS


O PMDB É CORRUPTO


A idéia de que parlamentares usem seu mandato preferencialmente para obter vantagens pessoais já causou mais revolta. Nos dias que correm, essa noção parece ter sido de tal forma diluída em escândalos a ponto de não mais tocar a corda da indignação. Mesmo em um ambiente político assim anestesiado, as afirmações feitas pelo senador Jarbas Vasconcelos, de 66 anos, 43 dos quais dedicados à política e ao PMDB, nesta entrevista a VEJA soam como um libelo de alta octanagem. Jarbas se revela decepcionado com a política e, principalmente, com os políticos. Ele diz que o Senado virou um teatro de mediocridades e que seus colegas de partido, com raríssimas exceções, só pensam em ocupar cargos no governo para fazer negócios e ganhar comissões. Acusa o ex-governador de Pernambuco: "Boa parte do PMDB quer mesmo é corrupção".

O que representa para a política brasileira a eleição de José Sarney para a presidência do Senado?

É um completo retrocesso. A eleição de Sarney foi um processo tortuoso e constrangedor. Havia um candidato, Tião Viana, que, embora petista, estava comprometido em recuperar a imagem do Senado. De repente, Sarney apareceu como candidato, sem nenhum compromisso ético, sem nenhuma preocupação com o Senado, e se elegeu. A moralização e a renovação são incompatíveis com a figura do senador.

Mas ele foi eleito pela maioria dos senadores.

Claro, e isso reflete o que pensa a maioria dos colegas de Parlamento. Para mim, não tem nenhum valor se Sarney vai melhorar a gráfica, se vai melhorar os gabinetes, se vai dar aumento aos funcionários. O que importa é que ele não vai mudar a estrutura política nem contribuir para reconstruir uma imagem positiva da Casa. Sarney vai transformar o Senado em um grande Maranhão.

Como o senhor avalia sua atuação no Senado?

Às vezes eu me pergunto o que vim fazer aqui. Cheguei em 2007 pensando em dar uma contribuição modesta, mas positiva – e imediatamente me frustrei. Logo no início do mandato, já estourou o escândalo do Renan (Calheiros, ex-presidente do Congresso que usou um lobista para pagar pensão a uma filha). Eu me coloquei na linha de frente pelo seu afastamento porque não concordava com a maneira como ele utilizava o cargo de presidente para se defender das acusações. Desde então, não posso fazer nada, porque sou um dissidente no meu partido. O nível dos debates aqui é inversamente proporcional à preocupação com benesses. É frustrante.

O senador Renan Calheiros acaba de assumir a liderança do PMDB...

Ele não tem nenhuma condição moral ou política para ser senador, quanto mais para liderar qualquer partido. Renan é o maior beneficiário desse quadro político de mediocridade em que os escândalos não incomodam mais e acabam se incorporando à paisagem.

COMENTÁRIOS: O SENADOR ENTREVISTADO, NA REALIDADE, NÃO DECLAROU NOVIDADE ALGUMA, POIS AS SUAS AFIRMATIVAS SÃO DE CONHECIMENTO DE QUEM ACOMPANHA E ANALISA A CONJUNTURA POLÍTICA NACIONAL. SE EM NADA SURPREENDERAM, FORAM ENTRETANTO POSITIVAS, FACE HAVEREM SIDO INCISIVAS E PROFERIDAS COM ESPÍRITO PÚBLICO,OBSERVANDO VALORES COMO VERDADE E FRANQUEZA,VIRTUDES RARAMENTE INDENTIFICADAS EM DECLARAÇÕES OU ENTREVISTAS DE CONOTAÇÕES POLÍTICAS.

SE É ALENTADOR CONSTATAR QUE UM POLÍTICO DECLAROU VERDADES À NAÇÃO,É TAMBÉM PROFUNDAMENTE CONSTRANGEDOR CONFIRMAR, ENTRE AS VERDADES AFIRMADAS PELO SENADOR, SER O PMDB, MAIOR PARTIDO NACIONAL, UM PARTIDO DE CORRUPTOS.

LANCETANDO UM ENTRE TANTOS TUMORES MALIGNOS QUE CORROEM O AMBIENTE POLÍTICO NACIONAL,EXECRANDO A MORALIDADE E A HONESTIDADE COMO PADRÕES DE PROCEDIMENTOS,DEIXOU CLARO O SENADOR PREFERIREM MUITOS DOS INTEGRANTES DO SENADO COMPUSCAR A HONRA E A DIGNIDADE, EM TROCA DE UM ENRIQUECIMENTO FÁCIL. ESSA DECLARAÇÃO FOI EXPRESSIVA!

POUCO ME RESTA A ACRESCENTAR, APENAS DIZER QUE ACREDITO QUE NO ÍNTIMO DE CADA BRASILEIRO HONESTO, ESPOLIADO PELA MALTA QUE SEMPRE GRAVITOU À SOMBRA DO PODER, EXAURINDO OS COFRES PÚBLICOS,HÁ UM PROFUNDO DESPRESO POR AQUELES QUE, EM SENDO DESONESTOS, AINDA QUE BEM TRAJADOS E USANDO PERFUME CAROS, POR ONDE PASSAM EXALAM UM ODOR DESAGRADÁVEL, DECORRENTE DO FATO DE ESTAREM O CARÁTER E AS VÍCERAS IMPREGNADOS PELA PODRIDÃO MORAL.
MÁRCIO MATOS VIANA PEREIRA - CEL REF EB