quarta-feira, 16 de abril de 2008

OH MY GOD

quarta-feira, 16 de abril de 2008





José Inácio Werneck


Bristol (EUA) – A Igreja Protestante perto de minha casa tem duas famílias de missionários morando entre os índios yanomami, no estado de Roraima. Como ela, há milhares de outras nos Estados Unidos, com missionários espalhados por toda a Amazônia.

Vão levar aos índios a “palavra de Deus”. Em inglês, é claro. Deus fala inglês, como o recém falecido Charlton Heston nos filmes de Cecil B. de Mille. Ao mesmo tempo, diversos movimentos internacionais apóiam a tese de que os Estados Unidos e a União Européia deveriam subvencionar os “povos da floresta” no Brasil, como parte de um plano para combater o aquecimento global.

A floresta amazônica deve ser preservada para combater o aquecimento global. É elementar, meu caro Watson. Mas se o governo brasileiro deixar que as negociações ocorram diretamente entre americanos e europeus com os indígenas da Amazônia estará dando um passo gigantesco para perder sua soberania sobre a região.

Com todo o respeito que os índios merecem, o governo brasileiro deve olhar com muito cuidado este reconhecimento da “nação yanomami” (especialmente uma que desconhece a existência de uma fronteira entre Brasil e Venezuela), “nação sateré mawé”, “nação kariri-xocó” e outras que tais. Se não o fizer, no futuro terá que enfrentar movimentos separatistas como a China agora é obrigada a combater no Tibete, cortesia do Dalai Lama e do canastrão hollywoodiano Richard Gere.

A única maneira sensata de lidar com a Amazônia é preservar sua floresta através de um desenvolvimento econômico sustentável. Lembro-me de que, no governo de José Sarney, o governo americano bloqueou a construção de uma estrada do Brasil para o Pacífico, alegando que ela desmataria a Amazônia, ao mesmo tempo que continuava a exportar madeira para o Japão, graças às suas estradas para… para o Pacífico.

Vamos preservar a cultura indígena e a as línguas indígenas dentro de um contexto em que ela integrem um país cujas fronteiras estão definidas e consolidadas há muito tempo e no qual o idioma oficial, um verdadeiro elo de união das montanhas Pacaraima ao Chuí, é o português.

Deus não deveria precisar de intérpretes americanos.

COMENTÁRIO:Muito bom o Artigo transcrito,onde o Autor fez uma análise judiciosa sobre a presença do excesso de ONGS na Amazônia, focalizando a ação insidiosa e perniciosa que exercem junto às diferentes etnias, ao utilizarem diferentes pretextos destinados a dar status de Nação às etnias que vivem em reservas demarcadas, dando margem a futuras lutas separatistas. Que sirva de alerta e de advertência ao Governo brasileiro que,mesmo diante do ameaçador panorama amazônico,insiste em assumir o papel de cego,surdo e alienado, prosseguindo com a sua política revanchista contra as Forças Armadas,indiferente ao fato de serem elas essnciais à política Segurança e Defesa Nacional.
Cel Márcio





Voltar para "Entrada"
Anterior | Próxima
Contrair o menu de navegação
Caixa de
entrada
Escrever
Endereços
AntiSpam
Opções
Buscar msg
Videomail
Pastas
Entrada
Rascunhos
Enviadas
Lixeira
Quarentena
ALBERTO PAZ
AMAZONIA
ANEDOTAS
ARTIGOSMMVP
ARTIGOSOUTROS
BELDADES
BOLSONARO
CELAUREO
CELOTAVIOFERNAN
CLEMUR
CeMarcio
Chico Batista
EDUARDO S_ CAST
Erildo
FERNANDAMATOS
FERNANDODOURA
FLÁVIO F_ SÁ
FOTOS
GENMARIOIVAN
GenGUILHERME
ITACITUSARTIGOS
J_ ALBERTO
Juliana
LEMonte
LENMON
LULA
LeiseDecretos
MARCELO
MATERIABLOGMMVP
MDOCARMO
MEME
MInezRosadas
MURILOMATOS
Musicas
OFERTAS
PANTOJA
PARTESMUNDO
Paulinha
Praxedes
SALAZAR
SAMILITARES
SARTEARTISTAS
SBANDALHEIRA
SEDUCATIVO
SMORAL
SPOLITICO
SRELIGIOSO
SSAUDE
SSEXOEXPLICITO
SUBVERSIVOS
SUTILIPUBLICA
Sarneys
Simone
TORRES MELO
Teixeira
VALÉRIO
VIAGENSIMAGE
VITOR
ZEREINALDO
amnpq
arysantos
celbetao
damasceno
delzilianunes
diversos
fujita
gaga
icle
ivarmagdala
lOBAOLOBINHO
lidmar
lucianosalgado
marcio
marcotulio
materiaBLOG
mmvp
moema brandão
nazarechaves
rosaorlando
rrviegas
seconomia
sfundomoral
smondaini
vcbmartins
zeo
Limpar lixeira
Editar pastas
Sair

--------------------------------------------------------------------------------